A Bandagem Terapêutica na Fonoaudiologia


E você? Conhece esse excelente recurso terapêutico que vem sendo utilizado nas terapias fonoaudiológicas e em muitas outras áreas de reabilitação?


Seus resultados são muito positivos quando associados aos exercícios de reabilitação específicos para cada distúrbio.


Áreas como Voz, Fonoestética, Motricidade Orofacial (no suporte à intervenções ortodônticas, bruxismo, DTMs musculares ou articulares, alterações neurológicas em pediatria ou adulto), entre outras, têm se beneficiado com sua aplicação.


Que recurso é esse? A Bandagem Neuromuscular Funcional, ou Bandagem Elástica, ou Fonotaping...

A base da técnica é a estimulação tegumentar: através dos receptores cutâneos envia-se ao SNC, uma "mensagem" de auxílio ou inibição da contração de determinado músculo.

O raciocínio clínico para sua utilização é determinante para que os resultados terapêuticos sejam realmente positivos, portanto é importante o profissional que vai utilizá-la, tenha formação para tal.

Aqui na clínica ela tem se mostrado uma eficiente aliada, funcionando muito bem com a maioria dos pacientes, principalmente no que diz respeito à otimização dos tratamentos!

Auxilia a manutenção da postura correta de língua e lábios, a inibição da contração do músculo masseter em casos de apertamento mandibular e bruxismo, a contração muscular de hemifaces com paresia ou paralisias musculares, bem como melhora a propriocepção de diversas regiões oro-faciais importantes em uma reabilitação...

Vale conhecer! Vale utilizar!

#bandagemelástica #bandagemfuncional #fonotaping #bandagemelástic

Featured Posts
Recent Posts