São gêmeos... e agora?! Como vai ficar a construção da linguagem?


UM POUCO SOBRE A MINHA RELAÇÃO COM O UNIVERSO GEMELAR

Muito particularmente, esse universo me acompanha há muitos anos no âmbito profissional.


Fui terapeuta de linguagem de vários gêmeos e trigêmeos ao longo desses 23 anos de clínica. E muito aprendi com cada um deles e suas famílias queridas! Como tudo no universo x 2, x 3, x 4..., as paticularidades no desenvolvimento da fala dos gemelares, são inúmeras e intrigantes. Por vezes sem fim ficamos perdidas como mães, sem saber se o que acontece com nossos pequenos é normal (fisiológico) ou anormal (patológico), e com a fala não poderia ser diferente, não é mesmo?


O que segue nesse texto, tem como base estudos e observações de alguém que precisou entender esse universo como profissional... Mas segue também, a visão da mãe da Cecilia e da Manuela... da amiga virtual de muitas mães de múltiplos e da amiga não virtual de outras tantas mães de múltiplos...


Tanto através da literatura quanto da observação pessoal e profissional cheguei às mesmas conclusões, e gostaria de compartilhar com vocês, a fim de orientar e acalmar algumas mamães que possam estar angustiadas com tais questões:


  • A linguagem nos gemelares, muitas vezes se constrói mais lentamente. Isso ocorre devido à fatores clínicos como a prematuridade, o baixo peso ao nascerem e inúmeras intercorrências clínicas que podem ocorrer ao longo dos primeiros meses de vida . Bem como, devido à fatores chamados psico-sociais como a falta de tempo da família para estimular adequadamente esses pequenos, pois como bem o sabemos cuidar de dois ou mais bebês simultaneamente NÃO POSSIBILITA MUITO TEMPO LIVRE!

  • SIM! Quase em sua totalidade temos um gemelar que domina a linguagem oral primeiro que o outro, e funciona assim como porta-voz do irmão fazendo com que este aparentemente tenha um atraso na fala.

  • A relação intra-gemelar que tanto nos encanta... Esse amor único que os une, o companheirismo, o protecionismo!!! Enfim, tudo aquilo que nos deixa apaixonadas pelos nossos gemelares, é também uma prova do quanto eles se bastam! E do quanto a linguagem pode ser desnecessária para ambos... Daí, muitas vezes os gêmeos por volta de 1 ano de idade, estabelecerem a chamada linguagem secreta. Que fatalmente atrasará o desenvolvimento da linguagem como fator de troca com as outras pessoas!

Esses fatores nos mostram que, embora devamos estar atentas ao desenvolvimento da linguagem dos nossos pequenos, precisamos considerar tais particularidades! E estimular, entendendo nossas limitações.


Conversem sempre com o (a) pediatra que os acompanha, e na dúvida contate um fonoaudiólogo! Cabe aos profissionais da saúde, oferecerem acesso às informações e orientações sobre como proceder em cada caso!



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square