Fatores que interferem na fala

2. A fala e os músculos orofaciais.

“A Motricidade Orofacial é o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo, pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos transtornos congênitos ou adquiridos do sistema miofuncional orofacial e cervical assim como suas funções tais como sucção, mastigação, deglutição, respiração e fonoarticulação desde a gestação até o envelhecimento”.

Resolução CFFa nº 320, 2006; e Departamento de Motricidade Orofacial da SBFa, 2013.

Poucos se atentam à importância do bom desempenho da musculatura orofacial para um padrão de fala adequado. O tônus adequado dos músculos que formam a face e a boca, bem como uma boa relação entre a arcada dentária superior e inferior, são fatores determinantes para o padrão da fala de um indivíduo.


Alterações mínimas nesse sistema (chamado de SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO) e em suas funções (de sugar, mastigar, engolir e respirar), podem acarretar entre outras coisas, em distúrbios de fala facilmente reabilitáveis com um tratamento adequado e conjunto entre a Fonoaudiologia a outras especialidades tais como a Ortodontia e aOtorrinolaringologia.


Na dúvida, busque sempre a avaliação de um profissional fonoaudiólogo e/ou de um ortodontista.

#terapeutadafala #dramonisefono

Featured Posts
Recent Posts